Buscar
  • Líderes

Você deve rejeitar empréstimos subsidiados?

O Júri Simulado desta semana teve como tema empréstimos subsidiados pelo governo: de um lado a aceitação e de outro a rejeição de tal subsídio


No dia 10 de maio, aconteceu o segundo Júri Simulado do Instituto no ano de 2021. Esse formato consiste na realização de um debate sobre um tema atual, mediante constituição de grupos de defesa e acusação.


“Você deve rejeitar empréstimos subsidiados?” foi o tema escolhido para promover a reflexão entre os associados dos incentivos estatais para desenvolvimento de determinada atividade empresarial ou região do país.


Sendo assim, o primeiro grupo, formado pelos associados Felipe Caroni, George Dalpiero e Jéssica Prata, demonstrou que o subsídio pode ser considerado uma devolução do dinheiro retido pelo estado e, assim, amenizar o peso do governo; enquanto o segundo grupo, formado por Bruno Rigamonti, Cristiano Stein e Heitor Fernandes sustentaram ser inadmissível usufruir de incentivos estatais de qualquer natureza. Os dois grupos utilizaram os valores para defender seus pontos.


Mesmo trazendo argumentos fundamentados e coercitivos, o segundo grupo perdeu a votação final do Júri por sete pontos: 33x26. O grupo a favor de aceitar os empréstimos subsidiados ganhou trabalhando fortemente a questão de legitimar os subsídios de acordo com a realidade brasileira e com os valores institucionais a qual convivemos atualmente.

O evento foi realizado de forma exclusivamente online, sendo nossa intenção voltar aos eventos híbridos logo em breve.



6 visualizações0 comentário