top of page
  • Líderes

Sucessão: Caminho para a perenidade do negócio

Artigo de Opinião por Raphael Ribeiro, Associado Trainee do Instituto Líderes do Amanhã


As ideias são uma extensão do ato de raciocinar e permitem ao individuo influenciar outros, promover impactos significativos, positivos ou não, e até mesmo cegá-lo da realidade. Como disse Ayn Rand, escritora e filósofa, “Integridade é a capacidade de defender uma ideia em que você acredita” e essa verdade tem ecoado na mente de muitos lideres do business, os quais têm buscado em outras pessoas, um conjunto de habilidades, perfil e vontade de ser íntegro não a sua própria ideia, mas o sonho provindo desses headhunters. Desenvolver pessoas para dar sequência ao legado construído é algo primoroso e desafiador: a maior parte dos empreendedores e executivos buscam na sua própria prole, a esperança da perenidade do negócio, entretanto, existem muitos cases que comprovam a ineficácia dessa expectativa ou como o prazo para a maturidade mínima é um pouco superior ao permitido esperar, há a necessidade de mentorar e desenvolver os colaboradores proeminentes e que se adaptaram á cultura instaurada.


Um dos grandes mentores atuais, conhecido como Pai da Execução, Ram Charan, reforça isso em uma de suas obras, Pipeline da Liderança, escrita em conjunto com Stephen Drotter e James Noel, a essencialidade de existir um caminho de liderança, o qual seja claro, transparente e tenha fluidez, permitindo a evolução da empresa, ou melhor, da ideia inicial individual.


Esse pipeline padronizado e personalizado para cada realidade tem como objetivo principal a estabilização das lideranças da empresa e a garantia de sucessão para todos os niveis de gestão dentro da hierarquia estabelecida. Um dos grandes desafios é conseguir mensurar os resultados e a consolidação das habilidades para permitir a promoção para um próximo step das pessoas certas e impedir a obstrução desse pipeline, garantindo que tanto os predecessores, quanto os antecessores estão caminhando na direção correta. Esse é o melhor projeto para o “hoje” de qualquer companhia, mapear todos os potenciais, dar clareza de que o são, garantir sua evolução e promovê-los, á medida que o cenário econômico, empresarial e político exigir. Além disso, compreender que as ideias de ontem que levaram a empresa ao sucesso, devem se adaptar ao agora sem perder a essência para garantir o amanhã, porém, devem sempre se reinventar, e por isso, novas lideranças com perfil e mindset do precursor devem ser treinadas para se tornarem os novos revolucionários e responsáveis por novos ciclos de crescimento do negócios.


O futuro deve ser pensado no hoje, executado no agora, com o intuito de estar de pé no amanhã e tudo isso é possível, graças á liderança atual, a qual promove a perenidade do negócio ao assentar toda a base, erguer os pilares e desenvolver as jovens lideranças para assumir o antigo futuro negócio, o legado, a ideia que tornou tudo possível e fará possível o amanhã de tantas outras ideias.


Raphael Ribeiro, Associado Trainee.

7 visualizações0 comentário
bottom of page