top of page
  • Líderes

Stranger Things – Uma Aula de Capitalismo

Artigo de Opinião - Por Leonard Batista, Associado III do Instituto Líderes do Amanhã


Stranger Things é uma série de streaming produzida pela Netflix e que teve sua estreia em julho de 2016. A produção se passa em uma cidade fictícia, Hawkins, e, além de possuir crianças e adolescentes como principais protagonistas, tem também como principais características seu apelo “retrô” e seu gênero voltado à ficção científica, suspense e terror.


Desprezando, neste momento, o sucesso técnico e artístico da obra, o presente artigo abordará os motivos pelos quais a série pode ser considerada um produto de sucesso do capitalismo.


O roteiro do seriado foi definido através da inteligência artificial da Netflix. O algoritmo da empresa indicou uma elevada busca dos consumidores por filmes da década de 80 e tramas de adolescentes com doses de suspense e terror. A ferramenta permitiu à empresa entender aquilo que os consumidores desejavam assistir, e então decidir como investir capital.


O que podemos chamar de “foco no cliente” não para por aí. A decisão do enredo da história teve como principal objetivo alcançar o maior número de nichos de espectadores. Daí veio a decisão de utilizar crianças e adolescentes como protagonistas para alcançar a atenção do mesmo grupo. O cenário voltado aos anos 80 foi a isca para os atuais adultos, ao mesmo tempo que os atuais idosos eram remetidos a lembrar da infância de seus filhos. Enquanto o algoritmo foi ferramenta essencial no roteiro, a busca pela satisfação do público foi o motor central na decisão do enredo e personagens.


Como resultados, a série acumulou 7,2 bilhões de minutos de visualização e, com isso, alcançou o recorde de maior visualização em uma semana desde que o índice passou a ser medido. Além disso, também se tornou a série em inglês mais assistida.


O sucesso alcança outras produções e plataformas. Kate Bush autora da música “Running Up That Hill”, que teve sua composição nos anos 80, voltou a ser um dos hits mais tocados do mundo, agora em 2022. Produtos, como livros, brinquedos, videogames e histórias em quadrinhos, foram desenvolvidos e passam a compor uma complexa rede de geração de empregos.


A produção não foi fruto da tal “originalidade” e “talento” aclamada pelos artistas, que muitas vezes se remetem a tais termos como algo quase divino, que somente uma classe de “escolhidos” tem acesso. O sucesso foi totalmente estudado e planejado, mérito de muito estudo e trabalho.


O sucesso de Stranger Things foi forjado com ferramentas e tecnologias criadas por seres racionais, que visam ao lucro através de um produto e serviço admirado. Mais uma vez, o poder da criação individual nos presenteia com uma obra de arte.


Leonard Batista, Associado III.

2 visualizações0 comentário
bottom of page