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Resenha Prática - Vencedoras por Opção: Criando uma Receita EMC para a Fakos

Resenha Case Prático - Por André Paris, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã


Ainda no primeiro semestre do ano apresentei meu primeiro estudo de livro, juntamente com outros associados, para o Instituto Líderes do Amanhã. Tive a imensa sorte de tal estudo ter se debruçado sobre a obra “Vencedoras por Opção”, escrita por Jim Collins e Morten T. Hansen.


Ao longo dos capítulos, os autores buscaram identificar quais elementos diferenciavam o desempenho das organizações (e de seus respectivos líderes) que performavam bem acima de seus concorrentes, ainda que em cenários de incerteza, caos e acaso.


A partir de estudos comparativos entre tais organizações “10X” (como a Intel, a Microsoft, a Southwest Airlines, a Amgen, a Biomet e a Striker) e suas principais concorrentes, os autores identificaram que as práticas que diferenciavam as empresas “10X” das demais eram: i. a sua disciplina fanática; ii. sua criatividade empírica; iii. sua paranoia produtiva; iv. a existência de uma “receita EMC” (uma receita que representa “um conjunto de práticas operacionais duradouras que cria uma fórmula de sucesso replicável e consistente”); e, v. a capacidade de obter retorno sobre a sorte em comparação com suas concorrentes.


Até certa medida, a Fakos (nossa consultoria em Compliance e Privacidade de Dados) era beneficiada, ainda que de forma “intuitiva”, pela disciplina fanática (fundamental para a gestão e entrega adequada para nossos clientes), pela criatividade empírica (inexorável para nosso mercado e essencial para a criação, aperfeiçoamento e simplificação de nossos produtos e serviços), e pela paranoia produtiva (traduzida em nossa busca por estar sempre um passo à frente de nossos concorrentes) de nossas lideranças.


Após ler o livro, percebi a importância intrínseca que esses três elementos possuíam, identifiquei em quais práticas do nosso dia a dia os materializávamos, e notei de quais formas poderíamos aperfeiçoar tais práticas (ou quais novos poderíamos iniciar) para otimizar esses elementos inerentes das organizações “10X” em nossa consultoria.


Contudo, percebi que, apesar do caminho próspero que o negócio vinha tomando e das boas práticas que intuitivamente seguíamos, nosso negócio parecia um veleiro que até então havia sido capaz de superar mares revoltos sem uma bússola para guiá-lo, mas que nada garantia que os ventos estavam nos levando para um porto seguro ao invés para uma tempestade.


Foi quando a obra de Jim Collins e Morten T. Hansen se mostrou mais proveitosa para nós, percebi que precisávamos de uma Receita EMC (sigla que significa Específico, Metódico e Consistente).


Para começar esse exercício, inicialmente tivemos que refletir e colocar no papel os valores, os nortes que guiavam nossa forma de fazer negócios. Chegamos a quatro valores principais traduzidos em frases.


Primeiro: “O capitão se serve por último”, traduzindo a ideia de que nossas lideranças eram os responsáveis por dar o exemplo par aos demais membros da organização.


Em seguida: “Atenção às mudanças de vento”, para não sermos surpreendidos por uma alteração no mercado (diretamente conectado com o conceito de paranoia produtiva trazido por Collins e Hansen).


O terceiro valor traduzido em frase foi: “Monóculo sempre focado no cliente”, somos um negócio de serviços, a satisfação plena do cliente é o que garante nossa sobrevivência (um pouco de cada um dos três conceitos de criatividade empírica, disciplina fanática e paranoia produtiva é necessário para materializar esse valor).


Por fim: “Tripulação engajada”, essencial para a observância dos dois valores anteriores, e bastante conectado com o conceito de disciplina fanática trazido pelos autores.

Em seguida, depois de definidos os referidos valores, realizamos um exercício de reflexão para identificar quais práticas em nossas operações eram responsáveis por nosso consistente sucesso até então, e, que poderiam ser consideradas replicáveis.


Ao final, chegamos à seguinte Receita EMC:


I. Realizar parcerias como método para ganhar escala no negócio.

II. Simplificação contínua de nossas entregas.

III. Sempre atender às demandas do cliente.

IV. Treinamentos práticos e personalizados ao negócio do cliente.

V. Mensuração e reavaliação constante para o aperfeiçoamento de nossos serviços.

VI. Respeito e valorização de nossos colaboradores.

VII. Sempre entregar o melhor resultado possível para o cliente.


Na produção e execução desde então de nossa Receita EMC tivemos que exercitar os três comportamentos considerados pelos autores como fundamentais para líderes “10X”: utilizamos a criatividade empírica para forjar nossa Receita EMC em si, precisamos de disciplina fanática para acreditar no processo e seguir fielmente a Receita elaborada, e, temos que contar com nossa paranoia produtiva para identificar qualquer necessidade que eventualmente exija a alteração de nossa Receita EMC.


Nada disso teria sido possível sem a leitura e apreensão dos preciosos conteúdos presentes na obra “Vencedoras por Opção”. Desde então, com um norte traçado para os mares que queremos velejar, nosso negócio se tornou ainda mais próspero, nossa equipe sabe de forma clara e concreta o que fazer e o que não fazer, o que funciona e o que não funciona, e, nossos esforços foram unificados para atingir nossos objetivos organizacionais/financeiros e permitir a execução adequada da estratégia traçada.

André Paris, Associado II.

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