- Líderes
Resenha - Pipeline de Liderança
Resenha Crítica por Christiano Carneiro, Associado Trainee do Instituto Líderes do Amanhã
Ram Charan, indiano, nascido em 1939, renomado consultor e palestrante, formado em Havard é uma das principais referências no mundo quando o assunto é formação de lideranças. Em seu livro “Pipeline de Liderança”, traz, através de 6 capítulos, a explicação detalhada de cada passagem do pipeline e, nos demais 8 capítulos traz explicações teóricas e práticas de como empresas e gestores devem prosseguir para tratar a maior dor das principais organizações: o excesso de demanda por lideranças, o que fazer e como agir para atrair e desenvolver líderes?
Todo o tema abordado no livro gira em torno das seis passagens de liderança trazidas por Ram Charam:
Gerente de si mesmo a gerente de outros: o autor explica que distribuir tempo entre tarefas será a chave do sucesso para o gestor, porque ele precisa aprender a realocar seu tempo não somente na conclusão do trabalho que lhes é atribuído, mas, também, ajudar os outros a terem um desempenho eficaz. Em resumo: apagar incêndios lidando com tarefa sozinho só vai contribuir para que entupa seu pipeline e fique mais distante do próximo passo. Aqui o autor já traz uma ótima introdução da lição que o livro irá propor, pois a cada passo que se dá como líder, a pressão por mais gestão aumentará e terá menos tempo para a operação.
Gerenciar outros a gerenciar gestores: o nível em que a base de gestão da empresa é construída, pois são eles que desenvolvem as demais lideranças da organização.
Gerenciar gestores a gestor funcional: a transição de liderança mais difícil a ser concretizada, porque a comunicação com o nível do colaborador individual agora precisa recorrer ao menos dois níveis de gerência, ou seja, a exigência por excelentes habilidades na comunicação é fundamental.
Gestor funcional a gestor de negócios: reconhecida por ser uma das passagens mais satisfatórias, por obter grandes autonomias, e também, a mais desafiadora entre elas, por se tornar responsável por muitas divisões e resultados que não são familiares. Aqui é preciso aprender a gerir novas tarefas, bem como possuir habilidades para trabalhar com mais pessoas e buscar o equilíbrio entre as metas futuras. Uma falha comum é não usar ou valorizar as funções de apoio. Uma lição trazida da primeira passagem que é primordial nesta transição é: “Pare de executar e obter tempo para pensar”.
Gestor de negócios a gestor de grupo: o gestor de negócio não valoriza somente o seu próprio negócio, mas o sucesso de outras pessoas. Aqui Charan menciona que se deve “enxergar as coisas da maneira mais ampla possível”.
Gestor de grupo a gestor corporativo: o gestor está com uma passagem muito mais voltada a valores do que qualquer outra coisa. São pensadores de longo prazo, visionários. Possuem uma sensibilidade de mercado bem desenvolvida e são capazes de gerir negócios externos.
E quais são os principais problemas das organizações atualmente, quando o assunto é liderança?
Charan diz que é muito comum as pessoas estarem nos níveis de liderança errado por serem grandes potenciais que, graça ao talento foram promovidos antes de vivenciar algumas experiências. Fato é, se os resultados estão sendo atingidos, parece que o líder está apresentando um bom desempenho, mas o autor diz que devemos tomar cuidado. À primeira vista parece que resolve o problema intrometendo e fazendo, mas a verdade é que apenas estamos mascarando o problema e deveríamos saber desenvolver o nível abaixo, saber delegar aos líderes trabalhos apropriados para o seu nível e criar mais conexões com as equipes para receber alertas antes de problemas acontecerem.
“Melhoria do Desempenho” é um dos temas trazidos por Charan nos capítulos finais e ensina que as metas dos líderes devem ser divididas em resultados operacionais em que são acompanhados e controlados os indicadores básicos para que a operação sustente o negócio, como, por exemplo, resultados de receita, lucros e custos. Em seguida, deve ter uma meta relacionada a clientes, como retenção e jornada. Resultados relacionados à liderança também não devem ficar esquecidos como planos de capacitações e treinamento de pessoal. E, por último, Charan comenta sobre os resultados relacionados à gestão trazendo o controle de qualidade como exemplo. Com as metas da liderança girando em torno destes quatro pilares, o autor diz que o líder passa a ser multidimensional e mais preparado para atuar em alto desempenho.
Para terminar, uma das principais lições de Charan: a capacidade do gestor de enfrentar as habilidades, o gerenciamento de tempo e os novos valores profissionais, o gestor que consegue abrir mão de formas antigas de gerir, e ao invés de passar o tempo solucionando problemas técnicos estão dedicados a desenvolver seu líder e que sabe considerar o que realmente é importante para seus subordinados, estes sim, estão aptos e desenvolvendo seu pipeline de liderança.

Christiano Carneiro, Associado Trainee.