- Líderes
Resenha - Pipeline de Liderança
Resenha Crítica por Gabriel Barbosa, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã
Trilhar uma carreira em papel de liderança pode ser, em muitos aspectos e situações, uma experiência solitária. Em uma organização, a disposição de cargos, desde o mais baixo até o CEO, se assemelha a uma pirâmide, na qual aqueles que desempenham papel de liderança atuam também como um elo de conexão entre hierarquias diferentes, não possuindo pares dentro de seus respectivos times. E é justamente devido a essa configuração que, por muitas vezes, o líder se vê sozinho ao tomar decisões estratégicas a respeito de seu time ou sua carreira. E, para embasar suas tomadas de decisões sobre seu próprio futuro, nada melhor do que recorrer à literatura especializada ou, ainda, a mentorias.
E, para auxiliar nessa jornada, há diferentes livros disponíveis, dentre os quais se destaca “Pipeline de Liderança”, dos autores Ram Charan e Stephen Drotter. Charan é um consultor indiano-americano, atualmente com 83 anos, que se notabilizou por trabalhar ao lado de grandes empresários e escrever outros livros de destaque mundial. Já Drotter tem, em sua trajetória, a elaboração de planos de sucessão de CEO’s de grandes corporações.
Em “Pipeline de Liderança”, os autores analisam o processo de formação de lideranças empresariais, ao fazerem uma analogia com um encanamento (em inglês pipeline), percorrido pelos líderes ao longo de seis estágios.
Gerenciar outros;
Gerenciar gestores;
Gestor Funcional;
Gestor de Negócios;
Gestor de Grupo;
Gestor Corporativo.
Conforme evidenciado pelos estágios listados pelos autores, os níveis do pipeline compreendem desde o nível mais básico de gestão, até aquele que representa o objetivo máximo para muitos líderes: o cargo de CEO. Ao utilizar a analogia com um encanamento, os autores demonstram que a passagem entre os níveis de liderança deve obedecer a sequência, pois são uma curva de aprendizado e amadurecimento, ou seja, é necessário percorrer todo o circuito e não pular etapas.
Assim como em um encanamento convencional, os pipelines também podem sofrer com obstruções, impedindo que profissionais avancem para os níveis seguintes. De acordo com os autores, essa anomalia é comum em empresas de qualquer segmento, causadas por falhas na seleção e promoção de líderes. Ao falhar nesse processo, as empresas podem atribuir pessoas com qualificações inadequadas para tal posição, fazendo com que esses líderes impeçam que seus respectivos subordinados se destaquem e avancem ao longo do pipeline.
Ao longo da obra, Charan e Drotter elencam as principais características necessárias para cada um dos seis níveis de liderança, bem como traços indesejáveis e erros comuns em cada um deles, todos muito bem exemplificados por cases reais.
Das características esperadas para os seis níveis de liderança, há algumas que são comuns a todos, apenas variando na intensidade com que são requeridas. Podem ser mencionados gerenciamento de tempo e desenvolvimento de pessoas como valores comuns. Além desses, também se destaca o comprometimento e foco em resultados. Entretanto, esse último apresenta uma variação conceitual ao longo do pipeline. O conceito de resultado varia conforme a passagem dos níveis, representando, inicialmente, um resultado de cunho operacional, ao passo que, nas camadas superiores, representa um resultado financeiro trimestral, que é apresentado ao mercado financeiro.
“Pipeline de Liderança”, assim como outras obras de Charan, apresenta um caráter prático, repleto de exemplos reais e com sessões dedicadas a esclarecimento de dúvidas frequentes. É um livro capaz de provocar a autorreflexão e prover o direcionamento e a mentoria necessários para o desenvolvimento de líderes que, muitas vezes, podem não desfrutar de tais apoios durante a solitária jornada da liderança.
Como ponto negativo, a obra se baseia apenas em modelos mais tradicionais de hierarquia, não podendo atender anseios de líderes que atuam em startups e outros tipos de empresas com modelo exponencial. Porém, ainda assim, os insights providos na obra podem ser adaptados e bem utilizados na carreira.
“Pipeline de Liderança” é uma obra para ser lida e relida, sendo utilizada como um verdadeiro guia de carreiras empresariais, provocando no leitor o questionamento de porquê não tê-la conhecido antes.

Gabriel Barbosa, Associado II.