top of page
  • Líderes

Resenha - Justiça: o que é fazer a coisa certa

Resenha Crítica por Jhonnilo Cunha, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã


Nascido em 1953, na cidade de Minneapolis, Minnesota, nos Estados Unidos, Michael Joseph Sandel é escritor, ensaísta, conferencista, palestrante, filósofo e professor de Filosofia política na Universidade de Harvard. Além do livro que é objeto desta resenha, Sandel também ficou muito conhecido pela obra Liberalismo e os limites da Justiça, lançado em 1982. Seu mais recente livro, lançado em 2020, é intitulado de a Tirania do Mérito: O que aconteceu com o bem comum? O livro Justiça: o que é fazer a coisa certa?, foi publicado em 2009, sendo fundamentado em um de seus principais cursos, Justice, o qua leciona há mais de 30 anos em Harvard.


A obra aborda uma série de teorias alternativas de justiça e coloca em perspectiva os trabalhos de diversos autores e vertentes, como o utilitarismo de Jeremy Bentham e John Stuart Mill, o libertarianismo de Robert Nozick e a justiça como virtude, de Aristóteles. É a partir desta que o autor começa a tornar clara a sua própria perspectiva na obra.


Além das correntes mencionadas ao longo dos capítulos dos livros, Sandel nos coloca para refletir sobre outras questões, muito pertinentes, por exemplo, se os mercados são justos, se soldados deviam ser convocados ou contratados, além da questão sobre a terceirização da gravidez. O autor também apresenta a perspectiva de Kant sobre a moralidade, a qual seria o pleno exercício da “pura razão prática”, ou seja, como seres racionais, todos temos o direito de agir e escolher livremente. Particularmente, ter conhecido a visão de Kant, a qual vi muita semelhança com o conceito de moralidade do objetivismo, foi um dos pontos do livro a qual mais me satisfez.


Cada capítulo explora um tema diferente relacionado à justiça, em que Sandel utiliza exemplos concretos para ilustrar suas ideias, o que torna a leitura mais cativante e fácil. Entre os temas abordados estão a perspectiva do valor da vida face a ética nos relacionamentos pessoais, a tributação de grandes riquezas e o papel do mérito, além do aborto e temas relativos à justiça internacional.


Uma das grandes qualidades da obra está na habilidade de Sandel em apresentar as diferentes perspectivas sobre cada tema e analisá-las de forma imparcial. Ele não busca impor uma visão única sobre a justiça, mas sim incentivar o leitor a refletir e formar suas próprias opiniões.


Outro ponto forte do livro é sua atualidade. Embora tenha sido publicado há mais de uma década, suas reflexões e seus exemplos continuam relevantes e aplicáveis aos dias de hoje. A obra é uma ótima ferramenta para compreender questões éticas e morais da sociedade. Apesar de não ter tempo suficiente para se dizer, pela sua característica filosófica, tudo indica que o conteúdo é daqueles que nunca perderá o seu valor, continuando a fazer sentido mesmo daqui a várias décadas.


Em resumo, "Justiça: o que é fazer a coisa certa?" é uma obra fundamental para aqueles que desejam refletir sobre os valores éticos e morais que orientam a nossa sociedade e como eles se relacionam com a busca pela justiça. Com uma linguagem acessível e exemplos claros, Sandel convida o leitor a questionar suas próprias convicções e a refletir sobre como suas ações podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e ética.


Jhonnilo Cunha, Associado II.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page