top of page
  • Líderes

Resenha - Equipes Brilhantes

Resenha Crítica por Juliana Bravo, Associada II do Instituto Líderes do Amanhã


Publicado em 2018, o best-seller “Equipes Brilhantes” foi escrito pelo premiado jornalista americano Daniel Coyle e analisa a relação entre organizações bem-sucedidas, habilidades individuais e cultura de grupo. Por que certos grupos são mais forte que a soma de seus integrantes, enquanto outros grupos se tornam mais fracos? O autor desmistifica a magia do sucesso de grandes empresas e explica ponto a ponto o que faz a colaboração entre indivíduos funcionar.


Coyle utiliza um experimento - que permeia toda a obra -, realizado pelo engenheiro Peter Skillman, para explicar sua tese: vários grupos selecionados foram desafiados a erguer uma estrutura o mais alta possível com a utilização de macarrão cru, fita adesiva, marshmallow e barbante. Os grupos eram formados por estudantes de administração, advogados, CEOs de empresas e alunos do jardim de infância. Os adultos se reuniram, fizeram reuniões, cálculos e estratégias, mas não obtiveram êxito. Já as crianças, agiram sem qualquer plano ou estratégia, contudo, ganharam o desafio. Para além da surpresa, creditada em parte ao instinto de cooperação natural nas crianças, o resultado motivou o autor a se debruçar sobre a cultura de grupo. Durante quatro anos, ele visitou oito iniciativas bem-sucedidas, com o objetivo de responder à questão: “Por que certos grupos se tornam mais fortes do que a soma de suas partes, enquanto outros se tornam mais fracos?”.


O bojo do livro recai, justamente, sobre a descoberta dos elementos fundamentais que impulsionam o alto desempenho de grupos e equipes. Coyle argumenta que a cultura de um grupo é mais importante do que qualquer estrutura hierárquica ou sistema, e que uma cultura forte pode catalisar resultados excepcionais. Ele destaca três principais componentes-chave para uma cultura eficaz: segurança psicológica; vulnerabilidade compartilhada e propósito compartilhado.


Sobre segurança psicológica, Coyle enfatiza a importância de criar um ambiente seguro, onde as pessoas se sintam à vontade para expressar suas ideias, assumir riscos e serem autênticas sem medo de retaliação. Grupos que cultivam a segurança psicológica têm melhor comunicação e cooperação, o que resulta em maior criatividade e inovação.


Já sobre vulnerabilidade compartilhada, o autor argumenta que líderes e membros de grupos eficazes são capazes de compartilhar suas falhas e fraquezas. Ao serem abertos sobre suas imperfeições, eles criam conexões mais fortes e construtivas com os outros, o que permite a formação de laços de confiança e o que pode ser descrito como camaradagem entre as pessoas.


Finalmente, acerca do propósito compartilhado, o autor aduz que ter um objetivo comum e uma narrativa clara que transmita o propósito do grupo é essencial para o sucesso. Grupos altamente eficazes são impulsionados por um senso de propósito compartilhado que os motiva a trabalhar em conjunto para alcançar metas e transpor desafios.


Ao longo do livro, Coyle ilustra seus conceitos com inúmeras histórias envolventes e estudos de caso. Ele explora como grupos diversos, desde os SEALs dos Estados Unidos e o San Antonio Spurs (time de basquete da NBA), até empresas inovadoras como Pixar e IDEO, utilizam esses elementos para desenvolver culturas organizacionais de excelência.


A obra “Equipes Brilhantes” fornece insights práticos e aplicáveis ​​para líderes, gestores e, na verdade, qualquer pessoa que deseje melhorar a dinâmica de grupos e equipes. Ao mostrar como a cultura pode ser um diferencial competitivo, Coyle apresenta abordagens concretas para fortalecer as relações interpessoais, a comunicação e a eficácia do trabalho em equipe.


Por meio de escrita envolvente, o livro se torna acessível tanto para profissionais experientes como para aqueles que estão dando os primeiros passos no gerenciamento de equipes. Ademais, os cases apresentados tornam a leitura estimulante e inspiradora, o que reforça a aplicabilidade das ideias apresentadas.


Em poucas palavras, a obra de Coyle explora a importância da cultura organizacional e oferece perspectivas práticas para desenvolver equipes de alto desempenho. Ao combinar pesquisa científica com histórias cativantes, o autor oferece aos leitores uma compreensão profunda de como construir uma cultura forte e bem-sucedida para alcançar resultados excepcionais em grupos e organizações.


Juliana Bravo, Associada II.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page