- Líderes
Resenha - Capitalismo e Liberdade
Resenha Crítica - Por Jhonnilo Cunha, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã
Milton Friedman nasceu em 1912 e foi o economista americano que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1976. Ele foi professor de economia na Universidade de Chicago e é amplamente considerado um dos mais influentes economistas do século XX. Em seu livro "Capitalismo e Liberdade", Friedman apresenta uma defesa enérgica do capitalismo como o sistema econômico mais eficiente e justo.
Friedman parte da premissa de que a liberdade econômica é essencial para a liberdade política e para o bem-estar das pessoas e que o livre mercado é o melhor caminho para alcançar esses objetivos.
Em cada capítulo, o autor aborda uma questão específica e fornece argumentos e exemplos concretos para apoiar suas conclusões. Um dos pontos mais fortes do livro, por exemplo, é a defesa da abolição da regulamentação governamental e da livre concorrência. Friedman exemplifica a razão de a regulamentação governamental frequentemente criar barreiras à entrada de novos investidores e proteger as empresas estabelecidas, prejudicando a livre concorrência e limitando as opções disponíveis para os consumidores. Quem sofre com isso, afinal, é o consumidor.
Além disso, Milton Friedman argumenta que a privatização de serviços públicos e a redução do papel do Estado na economia são necessárias para preservar a liberdade econômica e, de fato, garantir o bem-estar das pessoas.
Outra ideia influente apresentada no livro é a argumentação contra o sistema de seguridade social. Friedman diz que o sistema de segurança social incentiva a dependência do governo e limita a liberdade das pessoas, e que um sistema de previdência privada seria mais justo e eficiente, justamente por não criar uma dependência das gerações passadas frente à geração atual. Hoje é notório que o sistema do INSS, por exemplo, não se sustenta. Isso vale para qualquer caso, especialmente para as nações que possuem um declínio populacional, fato muitas vezes correlacionado com o enriquecimento e melhora na qualidade de vida da população.
As ideias apresentadas por Friedman no livro são importantes e merecem ser consideradas. O autor é ponderado, possuindo uma abordagem equilibrada, considerando ideias que muitas vezes podem ser aplicadas para uma transição na direção do ideal de liberdade. Isso se repete nessa e em outras obras suas, como “Livre para Escolher”. Isso somente fortalece suas ideias liberais.
Portanto, "Capitalismo e Liberdade" é um livro impactante que oferece uma visão clara e convincente da economia de mercado e do papel do Estado na economia. É uma leitura obrigatória para aqueles interessados em economia, política e filosofia da liberdade.

Jhonnilo Cunha, Associado II.