Buscar

O Líderes recebeu nesta semana Benjamin Baptista Filho

Indústria do Aço: lições, desafios e inovação foi o tema do evento


Na última segunda-feira (03), Benjamin Baptista Filho esteve no evento do Instituto para realizar uma palestra com o tema “Indústria do Aço: lições, desafios e inovação”. Formado em engenharia metalúrgica na PUC-RJ, Benjamin iniciou sua trajetória na ArcelorMittal Tubarão em 1983, como Gerente de Exportação e hoje ocupa o cargo de Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul.


Caio Ferolla, associado III, abriu o evento questionando sobre como seria o mundo sem metais. De fato, haveria uma perda inimaginável da qualidade de vida dos indivíduos, que por sua vez, participam diretamente da geração de valor para sociedade através da sua produção – gerando inovação, renda e empregos.


Benjamin Baptista Filho, liderança que está à frente do grupo no Brasil, compartilhou sobre a evolução dos processos industriais da empresa ao longo do tempo até se tornar a maior produtora de aço do mundo e possuir mais de 190 mil empregados. Ademais, Benjamin apresentou sobre trabalho de preservação do meio ambiente com iniciativas sustentáveis dentro da indústria, e reiterou a importância de ter as pessoas certas em todos os setores da empresa.


Sobre o Palestrante


Engenheiro Metalúrgico, formado na PUC-RJ, em 1976. Sempre esteve presente na indústria de aço, iniciando sua trajetória na ArcelorMittal Tubarão, em 1983. Começou como Gerente de Exportação, cargo que ocupou até 1987, tendo sido o responsável por criar e instituir, no Brasil, o comércio de placas para exportação. Passou por outras áreas, até chegar a Diretor Comercial em 1992 e depois Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, em 2009, cargo que ocupa até hoje. É membro do Membro do Management Committee da ArcelorMittal. Participa ativamente de entidades do setor, em especial nos conselhos da Associação Latino Americana do Aço, da qual foi presidente, em 2013. Foi também presidente do Conselho Diretor Instituto Aço Brasil, entre 2014 e 2016.

32 visualizações