Buscar

O Instituto recebeu nesta semana Leonardo Siqueira, do Terraço Econômico

No evento, o convidado compartilhou suas perspectivas sobre a política e economia do Brasil no longo e no curto prazo


Aconteceu na última segunda-feira, 22, o evento ordinário que recebeu o fundador do “Terraço Econômico, Leonardo Siqueira. Aluno do doutorado em economia do Insper, Leonardo é associado honorário do Instituto de Formação de Líderes – SP e fellow do programa Young Leaders of the Americas Initiative.


O líder do evento, Pedro Henrique Duarte, apontou que, o que é visto no Brasil hoje é um país com a economia ainda mais fragilizada, um Estado crescente com medidas descoordenadas entre as esferas públicas, sem perspectiva clara de saída da crise e que passou a relativizar princípios importantes para o progresso, como a liberdade, a propriedade privada e responsabilidade individual.


Com o tema “Economia de Mercado e Política: a crise econômica que se alastra pelo mundo junto com o COVID-19”, Leonardo iniciou sua palestra pontuando sobre o crescimento de longo prazo do país, indicando que o aumento de produtividade – mensurado pelo PIB – se dá sob três aspectos: o aumento de investimentos, ampliação do capital humano, e a produtividade total dos fatores.


Em contrapartida, existem no Brasil, segundo Leonardo, políticas públicas que dificultam a abertura e fechamento de empresas, além de um mercado de trabalho rígido e custoso para o empreendedor.


Sobre o palestrante


Com mais de 4 anos de experiência no mercado financeiro, Leonardo Siqueira é economista pela Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV), mestre em economia pela Barcelona School of Economics e aluno do programa de Doutorado em Economia no Insper. Além disso, é fundador do “Terraço Econômico”, portal com artigos sobre economia política com mais de 6 milhões de acessos e Fellow do programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI).

0 visualização