top of page
  • Líderes

O Fenômeno do Amazon Prime Day

Artigo de Opinião - Por Leonard Batista, Associado III do Instituto Líderes do Amanhã


Fundada em 1994 por Jeff Bezos, a Amazon é uma empresa de tecnologia que oferece produtos focados no e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. É a maior vendedora virtual do mundo e compõe o seleto grupo das “5 Maiores Empresas de Tecnologia” junto à Google, Apple, Microsoft e Meta.


A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo cliente em vez de foco no concorrente, paixão pela invenção, compromisso com a excelência operacional e pensamento de longo prazo. Além da longa história de sucesso, a companhia continua desbravando novos caminhos.


Em julho de 2022, foi promovido pela companhia mais um “Prime Day”, um evento de descontos exclusivo para assinantes do Amazon Prime. Diferente dos anos anteriores, o episódio atingiu a marca de mais de 300 milhões de itens vendidos em todo o mundo, tornando-se o maior “Prime Day” da história da empresa. O destaque foram as vendas de empresas parceiras de pequeno e médio porte, que movimentaram mais de US$ 3 bilhões através de mais de 100 milhões de itens incluídos nos sorteios “Support Small Businesses to Win Big” (Apoie Pequenas Empresas para Ganhar Grande – em tradução livre).


“Ficamos empolgados com a parceria com a Amazon para o ”Prime Day” deste ano”, disse Rob Jackson da Ujamaa Lighting, uma empresa de lâmpadas de alta qualidade com eficiência energética com sede em Austin, Texas. “Fazer parte da Amazon proporcionou a Ujamaa exposição a tantos novos clientes além daqueles em nossa comunidade local – o que tem sido inestimável para esse pequeno negócio de pai e filho”.


A Amazon continua reinventando o conceito de e-commerce. O “Prime Day” de 2022 é uma lição de capilaridade comercial, que proporcionou não só aos consumidores, mas também aos comerciantes, uma oportunidade de ampliarem seus negócios. Mais um grande exemplo de “ganha-ganha”, em que a companhia atendeu com excelência seus principais clientes e ratificou mais uma vez sua obsessão.


Leonard Batista, Associado III.

3 visualizações0 comentário
bottom of page