- Líderes
Marcelo Takahashi facilitou um workshop sobre produtividade nesta segunda-feira
O evento promoveu um bate papo sobre o que é, como implementar e quais as consequências de um sistema produtivo

O Instituto recebeu nesta segunda-feira (07) o convidado Marcelo Takahashi, que é Business Management Executive Adivisor e responsável pelo desenvolvimento de líderes na Vale. No encontro que aconteceu no Sicoob Central, Takahashi compartilhou com os associados seus conhecimentos a cerca do tema e suas experiências após 15 anos trabalhando na Toyota do Brasil – empresa pioneira na disseminação da cultura lean.
“Um relatório do Banco Mundial sobre produtividade, lançado em 2018, aponta que a renda per capita brasileira é aproximadamente 20% da renda per capita dos EUA. Se o Brasil tivesse a mesma produtividade que a norte-americana, a renda do país seria mais de 50% da dos EUA”, apresentou Caio Ferolla, líder do evento e associado II do Instituto.
De maneira simples e prática, Marcelo trouxe exemplos para ilustrar a produtividade na prática dentro das empresas e reforçou a importância das pessoas que constroem um sistema de produção, dando sugestões de melhorias, sendo engajadas no seu trabalho e/ou descobrindo e solucionando problemas do cotidiano. Quando questionado sobre o futuro do Brasil, se mostrou otimista ao afirmar que instituições como o Líderes é que podem, ainda, mudar o status quo do país.
Sobre o palestrante
Engenheiro de Produção com especialização em Processos de Produção na Universidade Federal de Niigata – Japão. Trabalhou 15 anos na Toyota do Brasil, iniciou sua carreira no PPCP até a posição de Gerente de Manufatura e Projetos desenvolvendo e orientando a implementação do TPS e FMDS nas plantas do Brasil, Argentina e Venezuela. Contratado pela Dana Holding Corporation, líder mundial no fornecimento de eixos diferenciais, eixos cardan, sendo o responsável pela implementação do DOS (Dana Operation System) nas plantas da América do Sul. Atualmente é o responsável pelo desenvolvimento de líderes e disseminação do modelo de Gestão Integrado através da implementação prática do VPS (Vale Production System), em todos os sites da Vale.