top of page
  • Líderes

Marcelo Takahashi facilitou um workshop sobre produtividade nesta segunda-feira

O evento promoveu um bate papo sobre o que é, como implementar e quais as consequências de um sistema produtivo



O Instituto recebeu nesta segunda-feira (07) o convidado Marcelo Takahashi, que é Business Management Executive Adivisor e responsável pelo desenvolvimento de líderes na Vale. No encontro que aconteceu no Sicoob Central, Takahashi  compartilhou com os associados seus conhecimentos a cerca do tema e suas experiências após 15 anos trabalhando na Toyota do Brasil – empresa pioneira na disseminação da cultura lean.


“Um relatório do Banco Mundial sobre produtividade, lançado em 2018, aponta que a renda per capita brasileira é aproximadamente 20% da renda per capita dos EUA. Se o Brasil tivesse a mesma produtividade que a norte-americana, a renda do país seria mais de 50% da dos EUA”, apresentou Caio Ferolla, líder do evento e associado II do Instituto.


De maneira simples e prática, Marcelo trouxe exemplos para ilustrar a produtividade na prática dentro das empresas e reforçou a importância das pessoas que constroem um sistema de produção, dando sugestões de melhorias, sendo engajadas no seu trabalho e/ou descobrindo e solucionando problemas do cotidiano. Quando questionado sobre o futuro do Brasil, se mostrou otimista ao afirmar que instituições como o Líderes é que podem, ainda, mudar o status quo do país.



Sobre o palestrante


Engenheiro de Produção com especialização em Processos de Produção na Universidade Federal de Niigata – Japão. Trabalhou 15 anos na Toyota do Brasil, iniciou sua carreira no PPCP até a posição de Gerente de Manufatura e Projetos desenvolvendo e orientando a implementação do TPS e FMDS nas plantas do Brasil, Argentina e Venezuela. Contratado pela Dana Holding Corporation, líder mundial no fornecimento de eixos diferenciais, eixos cardan, sendo o responsável pela implementação do DOS (Dana Operation System) nas plantas da América do Sul. Atualmente é o responsável pelo desenvolvimento de líderes e disseminação do modelo de Gestão Integrado através da implementação prática do VPS (Vale Production System), em todos os sites da Vale.

346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page