top of page
  • Líderes

Júri Simulado “A propriedade intelectual deve ser protegida pelo Estado?”

Ontem, 15 de agosto, aconteceu o Júri Simulado com o tema “A propriedade intelectual deve ser protegida pelo Estado?”. A líder do evento foi a Associada II, Anna Luiza Guerzet, e o evento contou com a apresentação de dois grupos, o Grupo A expôs argumentos a favor do tema e faziam parte dele os associados Amanda Reginatto, Felipe Reuter e Silvia Baratella, já o Grupo B expôs argumentos contrários ao tema e era composto pelos associados Caroline Caliman, Pedro Henrique Perin e Talita Astori.

Para iniciar o Júri, a líder trouxe uma breve introdução ao tema, de acordo com uma parte do briefing: “Propriedade intelectual, à grosso modo, diz respeito à proteção conferida às criações humanas, como textos, obras de artes, invenções, desenhos, música e programas de computador. Com a pandemia do COVID-19 o tema voltou à órbita, levantando questionamentos sobre as patentes de vacinas em diversos graus, tais como: seria a patente um incentivo à inovação? Sem essa proteção, será que hoje não teríamos vacina? Em casos extremos, como a pandemia, é justificável a quebra de patentes para acelerar a produção de vacina? Deveriam existir patentes?”.

Após a introdução, o grupo a favor iniciou sua apresentação defendendo a proteção da propriedade intelectual pelo Estado, seguidos da apresentação do grupo B defendendo a não proteção da propriedade intelectual pelo Estado. Passadas apresentações cada grupo teve a oportunidade de realizar duas perguntas aos seus oponentes, a fim de fomentar um maior debate, assim como a plateia pode realizar perguntas a ambos os grupos.

Para finalizar houve a votação do grupo vencedor por parte do público, em que elegeram com 58% dos votos o Grupo B, contrários ao tema, como vencedores do Júri Simulado. Vale ressaltar que o tema definido para cada grupo bem como suas argumentações não exprime a opinião pessoal dos associados participantes, mas ao final do Júri cada integrante pode falar um pouco da sua posição pessoal, sem que interferisse na apresentação geral.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page