- Líderes
Júri Simulado “A propriedade intelectual deve ser protegida pelo Estado?”
Ontem, 15 de agosto, aconteceu o Júri Simulado com o tema “A propriedade intelectual deve ser protegida pelo Estado?”. A líder do evento foi a Associada II, Anna Luiza Guerzet, e o evento contou com a apresentação de dois grupos, o Grupo A expôs argumentos a favor do tema e faziam parte dele os associados Amanda Reginatto, Felipe Reuter e Silvia Baratella, já o Grupo B expôs argumentos contrários ao tema e era composto pelos associados Caroline Caliman, Pedro Henrique Perin e Talita Astori.
Para iniciar o Júri, a líder trouxe uma breve introdução ao tema, de acordo com uma parte do briefing: “Propriedade intelectual, à grosso modo, diz respeito à proteção conferida às criações humanas, como textos, obras de artes, invenções, desenhos, música e programas de computador. Com a pandemia do COVID-19 o tema voltou à órbita, levantando questionamentos sobre as patentes de vacinas em diversos graus, tais como: seria a patente um incentivo à inovação? Sem essa proteção, será que hoje não teríamos vacina? Em casos extremos, como a pandemia, é justificável a quebra de patentes para acelerar a produção de vacina? Deveriam existir patentes?”.
Após a introdução, o grupo a favor iniciou sua apresentação defendendo a proteção da propriedade intelectual pelo Estado, seguidos da apresentação do grupo B defendendo a não proteção da propriedade intelectual pelo Estado. Passadas apresentações cada grupo teve a oportunidade de realizar duas perguntas aos seus oponentes, a fim de fomentar um maior debate, assim como a plateia pode realizar perguntas a ambos os grupos.
Para finalizar houve a votação do grupo vencedor por parte do público, em que elegeram com 58% dos votos o Grupo B, contrários ao tema, como vencedores do Júri Simulado. Vale ressaltar que o tema definido para cada grupo bem como suas argumentações não exprime a opinião pessoal dos associados participantes, mas ao final do Júri cada integrante pode falar um pouco da sua posição pessoal, sem que interferisse na apresentação geral.

