Buscar
  • Líderes

Em Júri Simulado, associados debatem sobre a Reforma da Previdência

Atualizado: 15 de Mai de 2019

O primeiro júri simulado do ano abordou o tema que tem gerado forte discussão no Brasil



Nesta segunda-feira (15), no Auditório da Rede Gazeta, os associados do Instituto tiveram a oportunidade de debater e analisar suas perspectivas sobre a reforma da previdência no Brasil. O questionamento posto inicialmente ao grupo foi: “Há benefício para o indivíduo para uma reforma da previdência que atinja todas as camadas de contribuintes?”.


Mediados pelo associado trainee, Mateus Neiva, os apresentadores foram divididos em dois grupos, representando a reforma parcial e a reforma integral, respectivamente. Diante do proposto, as equipes elaboraram suas defesas e argumentações, considerando todos os efeitos de uma possível reforma da previdência no país e utilizaram-se de exemplos reais e dados estatísticos para defenderem seus pontos de vista.


Mateus abriu o evento contextualizando os associados sobre como foi constituída a Previdência Social no Brasil, desde 1930, com o fortalecimento das instituições previdenciárias de classes, sob o governo de Getúlio Vargas; passando pela criação da Lei Orgânica de Previdência Social com Juscelino Kubistchek em 1960; até que enfim, na década de 90, sob mandato do Fernando Collor de Mello, houvesse a criação do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS no formato como conhecemos atualmente.



Sobre o Júri Simulado


Consistem na realização de debate sobre um tema polêmico e atual, mediante a dinâmica de constituição de bancas de acusação e de defesa. Essa atividade tem como propósito central a discussão e a análise de temas cotidianos sob diferentes perspectivas.

0 visualização