• Líderes

Estudo de Livro “Da Liberdade Individual e Economica”

Ontem, 27 de junho, aconteceu o estudo de livro “Da Liberdade Individual e Economica” escrito por Stuart Mill. O evento foi liderado pelo Associado II, Guilherme Paiva, que contou com a apresentação dos Associados Alan Soares, Jhonnilo Cunha, Nilmara Oliveira, Pedro Henrique Perin, Rhayza Avelino e Victor Casagrande.

O líder iniciou o evento apresentando seu briefing, falando um pouco da obra e de seu escritor: “(...) Stuart Mill foi um dos principais nomes na defesa da liberdade de expressão, que teve seu ápice neste livro (...) Da liberdade individual e econômica, ou On Liberty, o nome original da obra, foi publicado em 1859 e foi o principal livro de Mill”.

O formato do estudo de livro foi diferente do habitual, o grupo trouxe um modelo onde apresentavam argumentos a favor e contra os temas tratados por Stuart Mill, entre eles o utilitarismo, a liberdade de expressão e a aplicação do princípio do dano na esfera ambiental. Além disso trouxeram também outros temas que estavam em outros livros de Mill, com uma abordagem mais crítica, para aprofundar ainda mais a discussão.

Exemplos práticos e reais também foram trazidos pelo grupo, o que mais teve destaque foi o da Suzano sobre a aplicação do princípio do dano na esfera ambiental, em que mesmo fazendo voluntariamente um projeto que é positivo para a sociedade e meio ambiente, recebeu e recebe várias notificações do governo, embargando a obra, muitas vezes sem nenhum fundamento.

Após a exposição, o evento foi encerrado com um bate-papo, onde todos os associados puderam apresentar suas dúvidas, questionamentos e objeções acerca do livro em questão, contribuindo para o aprofundamento e aprendizado dos temas trazidos.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo