top of page
  • Líderes

Como impactar de forma efetiva a cultura corporativa - Texto X

Artigo de Opinião - Por André Paris, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã


Para finalizar nossa série de textos sobre como uma empresa pode influenciar o comportamento de seus funcionários e, por extensão, sua cultura corporativa, compartilho como, considerando os resultados dos experimentos sobre economia comportamental analisados ao longo da série, organizações podem aumentar sua capacidade de direcionar o comportamento de seus funcionários para um caminho ético e transparente.


Proposições para uma forma mais ética de se fazer negócios


Ao longo de nossa série de textos vimos como os conhecimentos de economia comportamental podem ajudar uma empresa a cumprir seu objetivo de fomentar uma cultura corporativa que valorize e preze por condutas éticas e ações transparentes.


Com base nas descobertas obtidas em experimentos comportamentais conduzidos por especialistas no assunto, como Dan Ariely, Richard H. Thaller, Cass R. Sunstein e Ulric G. Neisser, procurei fornecer métodos para que as organizações aperfeiçoem seus esforços na busca por alcançar uma cultura corporativa pautada na ética e na transparência através do aprimoramento de sua capacidade de influenciar positivamente o comportamento de colaboradores.


Algumas das propostas feitas são:


a. Certifique-se de que o “tom” estabelecido pelas lideranças da empresa estimule condutas éticas (e que as próprias lideranças não “fiquem no discurso”, mas ajam conforme o mesmo).

b. Implemente incentivos financeiros que valorizem comportamentos éticos.

c. Estabeleça e empregue mecanismos de monitoramento, como um canal de denúncia que permita o anonimato do denunciante para comunicação de condutas indevidas.

d. Comunique, compartilhe, enalteça e recompense exemplos de comportamentos éticos.

e. Identifique, investigue e sancione adequadamente (independentemente do nível hierárquico que o colaborador envolvido ocupe na organização).

f. Lembre seus funcionários do valor monetário dos ativos da empresa.

g. Faça seus colaboradores lembrarem que eles são (devem ser) honestos!

h. Como nossa memória não é tão precisa e duradoura quanto gostaríamos que fosse, lembre-os constantemente, continuamente e incessantemente da afirmação acima.


Seguindo essas sugestões, como revelam os resultados dos experimentos comportamentais examinados ao longo dos textos, uma empresa pode aumentar sua capacidade de direcionar o comportamento de seus funcionários para um caminho ético e transparente.


André Paris, Associado II.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page