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Como impactar de forma efetiva a cultura corporativa - Texto IX

Artigo de Opinião - Por André Paris, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã


Continuando nossa série de textos sobre como uma empresa pode influenciar o comportamento de seus funcionários e, por extensão, sua cultura corporativa, compartilho, no texto de hoje, como, considerando os resultados dos experimentos relacionados à memória conduzidos por Ulric Neisser e Dan Ariely (e tratados nos últimos dois textos de nossa série), organizações podem mitigar o fato de que nossa memória não é tão boa quanto gostaríamos.


Lembrando os colaboradores de sua honestidade


Como você pode perceber ao longo dos últimos textos, as descobertas, tanto dos experimentos de Neisser, como os de Ariely sobre nossa memória representam um desafio para as organizações. Uma forma de atender a essa demanda de, constantemente, lembrar os valores éticos e de transparência da empresa é exigir que seus funcionários certifiquem que leram e compreenderam a política ou o procedimento aplicável imediatamente antes de se envolverem em determinada atividade que possa levá-los a desviar-se de um caminho ético.


Por exemplo, antes de se reunir com uma autoridade pública ou negociar com possíveis novos fornecedores, o colaborador envolvido (ou terceiro agindo em nome da organização) teria que atestar que leu e compreendeu que sua conduta deve seguir as diretrizes fornecidas na política ou no procedimento aplicável (neste cenário a política antissuborno e anticorrupção da organização, a política de compras e talvez, também, sua política de conflito de interesses, entre outras).


Outro exemplo de como fazer os colaboradores relembrarem os valores e padrões éticos da empresa pode ser encontrado na habitual atividade de troca de e-mails. Este exemplo fornecerá uma combinação de conhecimentos de economia comportamental com Inteligência Artificial: uma aplicação/funcionalidade pode ser introduzida no software do provedor de e-mail da organização para que, em tempo real, a I.A. (após examinar e detectar uma palavra-chave no conteúdo do e-mail) sugira que o funcionário leia a política ou o procedimento aplicável antes de enviar a mensagem de e-mail que está escrevendo.


Pense na identificação de palavras e expressões como “compartilhamento de dados” ou “preço” presentes em e-mails que serão enviados para parceiros de negócios ou para concorrentes de negócios, a aplicação mencionada acima poderia fazer surgir uma mensagem com um link que leva à política ou ao procedimento adequado (por exemplo, a política de privacidade de dados da empresa quando a expressão “compartilhamento de dados” é detectada, ou, sua política antitruste e/ou de conflito de interesses quando a palavra “preço” é detectada pela IA e ela identifica que o endereço de e-mail do destinatário é corporativo).


Os exemplos compartilhados acima representam ações pontuais desencadeadas por situações específicas que podem desviar os colaboradores de um caminho ético. Mas, em vez de lembrar continuamente seus funcionários dos valores éticos da organização, e se uma empresa pudesse fornecer condições que os lembrassem constantemente de seus valores e padrões éticos?


Algumas abordagens que podem ajudar uma organização a atingir esse objetivo são:

i. Por meio da colocação de pôsteres na estrutura física da empresa com citações éticas, trechos do código de conduta da empresa ou até mesmo com um dos valores estabelecidos pela empresa.

ii. O mesmo esforço acima pode ser feito, de forma mais “amigável ao meio ambiente”, fixando as mesmas mensagens de ética e transparência em todas as telas dos dispositivos da empresa (uma variante dessa abordagem pode ser realizada programando telas pop-up para aparecerem quando o funcionário realizar alguma ação, como fazer login, ou periodicamente, por exemplo, a cada duas horas os colaboradores receberiam uma citação sobre ética diferente, um trecho do código de conduta da empresa ou um dos valores da organização).

iii. Outra forma de apoio à superação desse desafio é a gravação dos valores estabelecidos pela empresa em ferramentas ou objetos de trabalho do dia a dia dos colaboradores, como canetas, lápis, canecas, mouse pads, bonés, cadernos, adesivos ou camisetas de trabalho.


No próximo, e último, texto da série sobre economia comportamental e compliance irei apresentar como, considerando os resultados dos experimentos sobre economia comportamental analisados ao longo da série, organizações podem aumentar sua capacidade de direcionar o comportamento de seus funcionários para um caminho ético e transparente.


André Paris, Associado II.

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