Buscar
  • Líderes

Associados participam do estudo de livro “A Lógica do Cisne Negro”

Escrito por Nassim Nicholas Taleb, a obra fala sobre as consequências trazidas por eventos aleatórios e inesperados


Na última segunda-feira do mês, dia 30 de agosto, o grupo formado por Bruno Rigamonti, Flávio Ventorim, Jéssica Prata, Leonardo Dantas e Thiago Menezes apresentou os destaques do livro “A Lógica do Cisne Negro”, escrito por Nassim Nicholas Taleb.


A Associada II e líder do evento, Karen Meirelles, conduziu o estudo. Ela introduziu no início da apresentação: “Aqui cabe um esclarecimento sobre a analogia que Taleb utiliza para explicar a sua teoria: antigamente, acreditava-se que os cisnes eram todos brancos. Isso durou até uma descoberta na Austrália, onde a ave negra foi encontrada pela primeira vez.


Dessa maneira, a expressão Cisne Negro foi utilizada para se referir ao que ignoramos por pura falta de conhecimento. O fato de o mundo inteiro acreditar que só existia cisnes brancos mostra como o aprendizado é frágil e limitado quando ele é feito somente por meio de observações e experiências.”


O grupo também trouxe dinâmicas, como quiz e entrevistas, para ilustrar de forma eficaz o conteúdo das 464 páginas presentes no livro. Por exemplo, que o autor utiliza dois conceitos para mostrar o efeito do Cisne Negro quando tiramos conclusões baseadas na observação de médias: o “mediocristão”, associado a eventos médios, e o “extremistão”, a fatos extremos.


Conheça esses e outros conceitos nesta obra, que mesmo sendo de 2008, demonstra especulações incrivelmente atuais.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo