top of page
  • Líderes

"Ao infinito e além"

Artigo de Opinião por Caio Gamberini, Associado I do Instituto Líderes do Amanhã


Esse texto será escrito de forma orgânica pelo autor. Mas quem vai garantir isso para vocês? Difícil, no mais popular entre as inteligências artificiais (IA), mesmo que conhecido por apenas uma parte da população, o ChatGPT tem se destacado, pois basta digitar “Crie um artigo original dizendo prós e contras da Inteligência Artificial” e virá um artigo, possivelmente mais bem escrito do que esse que vos serve. Mas, onde vai parar? Precisa parar? Talvez sim, mas tomara que não.


Um fato é que estamos frente a algo tecnologicamente fantástico e viver isso é uma experiência e tanto, incrível e preocupante ao mesmo tempo. A inteligência artificial não é só o ChatGPT, ela está presente das mais diversas formas além de criação de textos, como também de vídeos, áudios e outros meios de criação de conteúdo. E para outras coisas incríveis, como diagnósticos de exames, rastreamento de previsão de transportes, com impacto na logística e mudança nos hábitos de muitas pessoas, entre outros muitos exemplos que o autor, ou a própria IA, poderia descrever ao leitor.


Um viés positivo é pensar que a IA vai trazer mais produtividade às empresas, com geração de mais economias e, assim, chegando produtos mais baratos ou maiores investimentos por parte da iniciativa privada. A tomada de decisão cada vez mais precisa e com dados rápidos, para que o timing não seja perdido nesse processo. O espírito trazido de inovação a cada empresa que seguir com projeto de tecnologia com esse tema. A maior segurança que isso pode gerar para as pessoas. E o principal: o acesso de todos a dados dispostos, uma transparência saudável.


O maior risco que existe é a dependência que surgirá de um algoritmo extremamente complexo que o torna bastante inacessível. A discussão sobre a ética de alguns produtos, visto que uma máquina, ou melhor, uma inteligência, é a dona de conteúdo a serem discutidos, é um assunto que será comum em debates. Terão outros efeitos que não chegam a ser positivo e nem negativo, como a mudança na forma de alguns trabalhos, na mudança de uma pessoa para uma inteligência, que já é percebido isso com diversas outras mudanças e estamos vivos.


E agora? Só criar? Regular? E tratar como um avanço normal? Sim, a criação ainda está no início, coisas grandiosas serão vistas com a IA. Não tem como regular nesse momento (ainda). Qualquer regulação cairá em breve com novas criações. Terá a necessidade de aprender a conviver num mar “sem donos” de propriedades intelectuais e de constantes avanços. Os avanços serão avanços normais, com potencial exponencial de impacto nas vidas das pessoas, que com certeza irá substituir algumas atividades humanas, mas nunca o substituirá o humano. Será uma aliada, que, juntos, conquistarão muita coisa. “Ao o infinito e além”.


Caio Gamberini, Associado I.

0 visualização0 comentário
bottom of page