- Líderes
6 Dicas de Como Desenvolver uma Mentoria
Artigo de Opinião por Leonard Batista, Associado III do Instituto Líderes do Amanhã
A prática de mentoria existe há séculos, mas no contexto das empresas modernas, tais programas começaram a surgir em meados do século XX. As empresas perceberam que investir no desenvolvimento de seus funcionários não apenas melhora o desempenho destes, mas também beneficia a organização como um todo.
Com isso muitos profissionais e organizações têm reportado sucesso em realizar tais programas.
1. Pesquise o histórico e as realizações de seu mentor: quais motivos te levaram a escolher tal pessoa? Rápido crescimento profissional, carreira internacional, histórico de realizações ou superações são bons exemplos. Pesquise seu passado e suas realizações, para que você tenha uma melhor compreensão de suas experiências e seus conhecimentos. Essa pesquisa irá ajudá-lo a fazer perguntas específicas relacionadas aos seus conhecimentos e suas experiências.
2. Esclareça suas metas e seus objetivos: pense sobre suas metas e seus objetivos de carreira e o que você espera ganhar com esta orientação. Ter objetivos claros em mente ajudará a orientar sua conversa com seu mentor e a aproveitar ao máximo seu tempo juntos.
3. Prepare uma lista de perguntas: prepare com antecedência uma lista de perguntas que gostaria de fazer ao seu mentor. Aqui estão alguns exemplos:
O que você acha que foram os principais fatores que contribuíram para o seu sucesso em sua carreira?
Que desafios você enfrentou em sua carreira e como você os superou?
Como você aborda a tomada de decisões em sua função de diretor executivo?
Que conselho você daria a alguém que aspira se tornar um diretor executivo?
4. Evite fazer perguntas pessoais: embora seja essencial construir um bom relacionamento com seu mentor, evite fazer perguntas pessoais que possam ser inapropriadas ou incomodá-lo.
5. Crie um plano: ao final da reunião, crie um plano com seu mentor sobre como proceder com a mentoria. Discuta com que frequência você gostaria de se encontrar, quais tópicos gostaria de abordar e como seu mentor pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.
6. Seja profissional: lembre-se de ser profissional e respeitoso durante a reunião. Chegue na hora, vista-se adequadamente e mostre sua gratidão pelo tempo e pela orientação de seu mentor.
No geral, a mentoria é uma excelente oportunidade para conhecer melhor pessoas e estreitar relações, aprender com um executivo experiente e avançar em sua carreira. Com uma preparação cuidadosa, você pode aproveitar ao máximo essa orientação e obter informações valiosas sobre o mundo da liderança executiva e do empreendedorismo. Boa sorte!

Leonard Batista, Associado III.