top of page
  • Líderes

4 Objetivos do Telescópio James Webb

Artigo de Opinião - Por Leonard Batista, Associado III do Instituto Líderes do Amanhã


Em julho de 2022, o mundo foi surpreendido com fantásticas imagens do universo disponibilizadas pela NASA. As fotos foram registradas pelo Telescópio Espacial James Webb, que foi desenvolvido pela agência americana, pela Agência Espacial Europeia (ESA) e também pela Agência Espacial Canadense (CSA). O equipamento foi lançado ao espaço em dezembro de 2021 e, além de observar a formação das primeiras estrelas, estudará a evolução das galáxias e dos processos de formação dos planetas.


O Telescópio Espacial James Webb é o sucessor formal do Telescópio espacial Hubble e irá ultrapassar as capacidades de seu predecessor, sendo capaz de ver estrelas e galáxias mais velhas e em maior quantidade. Nesse sentido, o presente artigo busca evidenciar os objetivos que levaram a NASA ao desenvolvimento de tal equipamento.


1. Pesquisar a luz das primeiras estrelas e galáxias que se formaram no Universo após o Big Bang – Neste caso, o telescópio permitirá acesso a informações de bilhões de anos atrás e disponibilizará material científico para permitir o avanço da ciência no entendimento do processo de formação das estrelas.


2. Estudar a formação e evolução das galáxias – Entender como outras galáxias se formaram e se desenvolveram permitirá aos cientistas se anteciparem a possíveis fenômenos em nossa própria galáxia.


3. Entender a formação de estrelas e sistemas planetários – Até o momento, o fenômeno do Big Bang é apenas uma teoria, ainda que amplamente aceita no meio acadêmico. Pela primeira vez, a ciência terá a oportunidade de testar a hipótese de tal fenômeno. A possibilidade de descoberta da origem do universo pode cascatear em descobertas disruptivas em várias áreas da astronomia.


4. Estudar os sistemas planetários e as origens da vida – O uso do equipamento mal começou e, nas primeiras notícias, já tivemos uma amostra de um dos principais interesses da NASA: encontrar um planeta habitável. Nos próximos anos, um dos principais objetivos do telescópio será o de buscar planetas com atmosfera propícia à vida humana. A corrida já começou.


Assim, antes mesmo de consolidar seu potencial em pesquisas, o Telescópio James Webb já deixa seu legado na tecnologia desenvolvida em processo produtivo. Sua construção gerou um desenvolvimento em diversas outras áreas. Por enquanto, para saciar nossa ansiedade pelos resultados que virão, podemos continuar desfrutando de suas belas imagens.


Leonard Batista, Associado III.

4 visualizações0 comentário
bottom of page