Buscar

“1984” é o livro estudado no mês de agosto

O livro expõe problemas vivenciados sob os regimes totalitários


Nesta segunda-feira (26), aconteceu na Rede Gazeta o estudo do livro “1984”, que foi apresentado pelos associados Cristiano Stein, Danniel Benevides, Eduardo Passamani e Maria Rita Rebouças, conduzidos pelo líder do evento Francisco Machado.   


Inspirado nos regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, o livro escrito por George Orwell foi publicado em 1949. Através de um romance, Orwell propõe uma reflexão sobre os fortes sistemas de controle do Estado – que atualmente ainda é um tema crítico.

O grupo contextualizou os associados através da apresentação do livro e trouxe uma aplicação prática as situações abordadas na história de George Orwell. Os associados foram divididos em grupos nos quais havia uma presença anônima representando o Estado e controlando as discussões.


Francisco Machado, líder do evento, afirmou que em alguns aspectos, estamos cada vez mais próximos da realidade tratada no livro,  “seja por um governo chinês que controla as redes sociais de sua população ou um governo americano que, através de sua agência de segurança (NSA), tem a capacidade de acessar celulares e câmeras de notebooks de qualquer indivíduo do planeta”.



Sobre o autor

Nascido em 1903 na Índia Britânica, George Orwell foi o pseudônimo escolhido pelo jornalista e escritor Eric Arthur Blair. Suas principais obras, além de “1984”, são “A revolução dos bichos”, “Dias na Birmânia” e “A Flor da Inglaterra”.

18 visualizações